domingo, 8 de maio de 2011

Dia mais verde

Uma visita de estudo diferente
Estava previsto para o dia vinte e um de Março, os alunos desta escola irem à barragem de Penide, mas infelizmente desmarcaram a visita porque o autocarro da Câmara Municipal avariou.
A nossa professora tinha-nos prometido uma diferente visita de estudo quando houvesse oportunidade. Aproveitamos, então, este dia para festejar de modo diferente a chegada da Primavera.
Na sala de aula, a professora distribuiu folhas pelos grupos de trabalho da área projecto para escrevermos frases sobre a separação dos lixos para afixar nos ecopontos e avisar os cidadãos de regras que devem cumprir para bem separar os detritos. Escolhidas as melhores escrevemo-las em cartões de desperdício. Fizemos reutilização!
Depois fomos para o exterior varrer o espaço à volta dos ecopontos e afixar os cartazes.
No fim, pusemo-nos em fila e fomos rumo à casa da professora.
Vimos o cão dela que é gigante! Vimos as colmeias das abelhas, um passarinho bonito e deitamos algumas variedades de sementes em terra para germinarem. Observamos várias espécies de plantas e árvores de fruto já com flor!
Seguimos depois rumo à casa da mãe da professora. Vimos cães, vacas turinas e touros pretos, porcos pretos e brancos e galinhas. A professora pôs um moinho eléctrico a trabalhar para nós vermos como funcionava a moer os grãos de milho para os animais.
Ficamos a conhecer coisas novas e ainda um senhor, o marido da professora, explicou-nos como retirava o mel às abelhas e mostrou-nos o vestuário que utiliza para se proteger delas. Soubemos que em cada colmeia há uma abelha mestra.
E assim terminou a nossa pequena mas grande visita de estudo. Foi realmente uma manhã bem diferente e interessante. Fomos para a escola e almoçar muito felizes.

Alunos do 4ºano, EB1 de Sobral










Sem comentários: