domingo, 18 de novembro de 2012

World Days of Action

No pretérito dia 7 de novembro de 2012 a nossa comunidade escolar participou na atividade internacional “World days of Action” subordinada ao tema “Cidadania global”, tal como estava planeado: tarefas realizadas por grupos tendo em conta o grau de dificuldade e a faixa etária dos nossos alunos. Foi pedido aos encarregados de educação que, neste dia, vestissem aos seus educandos uma tshirt verde ou branca, em sinal de respeito pelo Ambiente.
Nesse dia, quando chegámos à escola, cada docente, na sua sala de aula, tentou estabelecer com os alunos as regras a cumprir e ainda organizar os recursos que iriam precisar durante as atividades que lhe estavam destinadas. Quando tudo estava pronto “Mãos à obra”.
Foi deveras espetacular ver cada turma a sair das salas de forma ordenada e animados.
Os alunos do 1º ano fizeram a limpeza do espaço do recreio de onde retiraram alguns pacotes de leite vazios e guardanapos que meninos menos cumpridores vão lançando para o chão do recreio. Os do 2ºano procederam à limpeza do espaço circundante dos ecopontos localizados próximo da escola. Com vassouras, pá do lixo e sacas de plástico nas mãos foi enorme o empenho. Todos queriam e todos tiveram a oportunidade de experimentar varrer vários tipos de lixo que cidadãos foram deixando ao lado, sem colocar nos ecopontos. O que podiam aproveitar para separar assim faziam e o restante lixo era ensacado e foi, posteriormente, colocado no contentor do lixo comum. Junto aos ecopontos aplicaram um cartaz: “Senhor aldeão, não deixe o lixo no chão”. Os alunos do 3ºano fizeram uma saída de campo para recolha de elementos sobre plantas autóctones da localidade. Levavam com eles cartazes apelativos à defesa da floresta. De regresso, um pouco cansados, mas carregavam uma amostra de ramos de árvores da localidade as quais sobre um tronco de cartão (aproveitamento de materiais) elaboraram uma árvore que colocaram junto à rede de vedação da escola. Os discentes do 4ºano, devidamente sinalizados com coletes verdes, limparam o espaço envolvente de um pelourinho existente perto da escola –Praceta do Cruzeiro. Enquanto isto, alguns alunos exibiam cartazes, pendurados ao pescoço, relacionados com a proteção da Natureza e a importância da poupança dos recursos naturais.
Quando todos tinham as suas tarefas cumpridas, voltaram ao espaço escolar e, juntamente com os alunos do Jardim de Infância, organizaram um muro de compromissos na rede da escola. Cada grupo tinha elaborado cartazes no âmbito da Cidadania global, com aproveitamento de cartões nos quais escreveram conselhos/ compromissos a partilhar com a população. Os alunos do pré escolar elaboraram um grande cartaz relacionado com a separação dos lixos.
Foi uma atividade dinâmica, com valor individual e coletivo e que foi, para todos os intervenientes, um grande momento de construção e enriquecimento. Isto porque se aprende melhor fazendo e os nossos alunos participaram na sua aprendizagem fazendo algo em prole da preservação da Natureza.

Obrigado pela iniciativa.

Professora Júlia Barbosa

Sem comentários: